Hiperatividade
Disciplina: Educação Especial
Professora: Ana Carolina Porto Cardoso
Curso: Pisicologia
Aluna:Christina Maria Melônio da Silva
Pesquisa
Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade TDAH.
Parnaíba – PI
Conceito
TDAH – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: TDAH é um transtorno neuropsicológico com base biológica que afeta 10% da população mundial, de caráter hereditário que é uma baixa concentração de dopamina ou noradrenalina em regiões sinápticas das conexões neuronais das vias dopaminérgicas e noradrenérgicas levando a uma série de alterações comportamentais e de relacionamentos, com graves conseqüências, caso não seja detectado e tratado precocemente entre 6 a 12 anos, mostra um excesso de comportamento anormal ou patológico.
Introdução A hiperatividade mostra atividade maior que outras crianças da mesma idade: crianças hiperativas chamam muita atenção, desde cedo, por terem um grau de atividade muito maior, parecem intensos emocionalmente, com reações mais fortes, perdem o controle mais facilmente, sendo mais difícil ajudá-los a se acalmar. A criança hiperativa pode ter prejuízos a sua aprendizagem, não significa que tenha dificuldade em aprender ao contrário, devido a agitação, tem dificuldades em manter o foco de atenção direcionando a um estímulo por tempo referente para ser possível a aprendizagem. Devemos observar que nem sempre toda criança agitada deve ser rotulada de hiperativa, pois a agitação pode estar relacionada a problemas comportamentais.
Desenvolvimento O TDAH raramente ocorre de uma forma “pura”, mas, ao contrário, normalmente apresenta ligada a muitos outros problemas como dificuldade de aprendizagem, mau humor inconstante e impossível, representa uma dura missão de trabalho e devoção à eficácia de qualquer tratamento deste problema. Na escola depende do conhecimento e persistência da escola e do professor. É necessário suporte com apoio da escola, dos pais e profissionais da área