Hiperatividade
O assunto que será abordado nessa pesquisa é hiperatividade, nesse caso HIPERATIVIDADE INFANTIL, uma assunto tão complexo “ A criança hiperativa representa um enorme desafio para pais e professores.[...]”. (GOLDESTEIN, 1998, p. 19).
O objetivo dessa pesquisa é a melhor compreensão sobre esse tema tão pouco comentado e até mesmo estudado; A partir disso se respondera perguntas comuns entre as pessoas que abordam este assunto como, por exemplo, como diagnosticar se uma criança é hiperativa? Como se trata uma criança hiperativa? Se hiperatividade tem cura?
A hiperatividade é um tema extenso, mas interessante com esta pesquisa se irá afundo nesse tema, expondo da melhor maneira possível informações sobre este tão pouco conhecido.
O que é Hiperatividade?
Muitas vezes se ouve falar nesse assunto, mas será que se sabe o que realmente é hiperatividade. A definição mais completa do que seria hiperatividade é a atividade exagerada. No caso desta pesquisa irá se estudar a hiperatividade infantil.
A hiperatividade só é confirmada a partir de quando a criança começa a sua vida escolar, isso em média aos 05(cinco) anos de idade; Alguns fatores de desenvolvimento no início da infância como o bebê com dificuldades para dormir e para se acalmar, possam colocar essa criança no grupo de risco de ser uma criança hiperativa. “[...] Embora os profissionais não rotulem uma criança antes de ela ter no mínimo cinco anos [...]”(GOLDESTEIN, 1998,p.22.).
Como o diagnóstico da hiperatividade é difícil e complexo e não havendo um diagnóstico absoluto à alguns pontos comuns que se pode observar:
Desatenção e agitação – uma criança hiperativa não consegue se concentrar em uma atividade. Na escola, por exemplo, sempre está atrasada comparada a seus colegas.
Superexcitação e atividade excessiva – as crianças hiperativas são muito agitadas e com isso suas emoções são excessivas.
Impulsidade – Crianças hiperativas muitas vezes não pensam antes de