Higienização das mãos
Higienização das Mãos
Ribeirão Preto
Maio 2013
Ribeirão Preto, Maio de 2013
Adriana Djanira Aniceto
Angélica Daisy Rosa
Críssia Félix Bomfim
Mariana Aparecida Alves
Mércia de Oliveira Benati
Patrícia Aparecida Aldarves
Higienização das Mãos
Trabalho de atividades das Práticas Educativas para obtenção do curso de graduação de Enfermagem.
Orientadora :ProfªDrª. Aidê A. Coelho dos Santos Gaspar
"O instrumento mais utilizado não precisa ser esterilizado, lave suas mãos, pois é mais que um gesto de higiene, é um gesto de respeito!”
Paula Conde
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO DA PESQUISA
3. JUSTIFICATIVA
4. METODOLOGIA
5. RESULTADO
6. FOLDER
7. APRESENTAÇÃO MÚSICA NA PARÓDIA
8. CRONOGRAMA
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A higienização das mãos vem sendo reconhecida e recomendada, desde 1846, IgnazSemmelweis, médico húngaro, reportou a redução no número de mortes maternas por infecção puerperal após a implantação da prática de higienização das mãos em um hospital em Viena. Desde então, esse procedimento tem sido recomendado como medida primária no controle da disseminação de agentes infecciosos.
A legislação brasileira, por meio da Portaria n. 2.616, de 12 de maio de 1998, e da RDC n. 50, de 21 de fevereiro 2002, estabelece, respectivamente, as ações mínimas a serem desenvolvidas com vistas à redução da incidência das infecções relacionadas a assistência à saúde e as normas e projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, também tem dedicado esforços na elaboração de diretrizes e estratégias de implantação de medidas visando à adesão à prática de higienização das mãos.As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos