ATPS - Comportamento Organizacional
TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA – COMPORTAMENTO
ORGANIZACIONAL
ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
BRASÍLIA
2013
INTRODUÇÃO
Atualmente, podemos observar nas organizações, uma diversidade intelectual, comportamental, tecnológica e cultura. Diante disso, é preciso desenvolver as habilidades dos profissionais e aprimorar cultura organizacional, para que as várias áreas interajam de forma mais eficaz umas com as outras.
No Comportamento Organizacional, estudamos o impacto que os indivíduos, grupos e o ambiente têm sobre o comportamento dentro das organizações, a eficácia no trabalho dentro das empresas, auxílio de forma sistemática aos problemas que ocorrem dentro das organizações, sendo utilizado como ferramenta para alcançar melhor produtividade, e promover melhorias nas relações intersociais. Neste trabalho definiremos o conceito de comportamento organizacional e mostraremos algumas definições de autores com pensamentos em comum e divergentes sobre o assunto.
CONCEITOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Diversos autores trazem definições a respeito do assunto, Schermerhorn, Hunt e Osborn
(1999), por exemplo, diz que comportamento organizacional “é o estudo dos indivíduos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho”, já Dubrin (2003) relata que “Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho a interação entre as pessoas e a organização em si”, por fim, para Wagner III e Hollenbeck (2003) diz que “é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas [...] Enfoca comportamentos observáveis [...] Busca facilitar o entendimento de processos grupais e organizacionais”.