higiene
A higiene industrial é o conjunto de procedimentos destinados a controlar os factores ambientais que possam afectar a saúde em contexto laboral. Entende-se por saúde o completo bem-estar físico, mental e social.
A higiene industrial, por conseguinte, deve identificar, avaliar e, se for necessário, eliminar os agentes biológicos, físicos e químicos que se encontram dentro de uma empresa ou indústria e que possam provocar doenças aos trabalhadores.
Esta questão é particularmente importante naqueles sectores produtivos que implicam a manipulação de contaminantes. Por exemplo: uma empresa dedicada à tintura de calças deve tomar precauções especiais com os químicos que utiliza nos seus processos quotidianos. Os trabalhadores, por outro lado, devem contar com a protecção adequada na roupa que usam.
As empresas devem tirar amostras e fazer medições periódicas para verificar o nível dos agentes contaminantes no ambiente. Requer, por conseguinte, os serviços de um laboratório capaz de avaliar os resultados obtidos para garantir que o meio industrial não seja prejudicial à saúde.
No seu sentido mais amplo, a higiene industrial também compreende o estudo dos níveis sonoros ou da iluminação dos edifícios, entre outras questões. A exposição de sons muito intensos ou a falta de luminosidade para trabalhar podem afectar a audição e a vista do trabalhador. A saúde, por conseguinte, também depende destes factores.
Higiene industrial, também conhecida como higiene do trabalho, define o estudo e aplicação de hábitos de segurança do trabalho. O campo é muito amplo, abrangendo desde questões físicas e biológicas até problemas emocionais entre os trabalhadores.
Existem vários métodos utilizados para avaliar a higiene industrial de uma empresa, mas as inspeções pessoais e amostragem são os mais comuns. O objetivo geral é criar um ambiente de trabalho seguro e estável que não sobrecarregue qualquer área do sistema.
O primeiro ponto importante neste