HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
O trabalho tem ocupado um espaço importante na vida das pessoas, já que estas passam uma parte expressiva do tempo dentro das organizações. Assim sendo, o ambiente de trabalho deve ser um local seguro, motivador, agradável e também satisfatório para atender os anseios de cada indivíduo. O trabalho representa importante valor para a sociedade, visto que é algo que define a identidade pessoal, eleva o status e impulsiona o crescimento do ser humano (AQUINO et al, 2012).
As inovações tecnológicas e organizacionais vêm causando importantes mudanças no trabalho, levando a uma nova relação entre o operário e os postos de trabalho expondo o trabalhador a novos riscos à sua saúde.
Historicamente, a segurança e saúde no trabalho são temas que preocupam a humanidade. Uma das expressões do conflito Capital e Trabalho com maiores repercussões sobre a saúde é, sem dúvida, o desgaste produzido pelas más condições dos ambientes de trabalho e pelos processos de trabalho que envolvem grandes riscos.
A Constituição Federal determina que o trabalhador tem direito a proteção de sua saúde, integridade física e moral e segurança na execução de suas atividades.
Dessa forma, o objetivo principal desse trabalho é identificar os riscos físicos, químicos, ergonômicos e de acidentes de uma empresa de lavagem de carro na cidade de Campina Grande – PB, Brasil.
1.1 Theoretical Basis
A segurança do trabalho refere-se às medidas que visam a prevenção e eliminação de todo e qualquer tipo de riscos de acidentes, doenças ocupacionais, sempre visando o bem-estar dos colaboradores. Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de um total de 2,34 milhões de acidentes de trabalho mortais a cada ano, somente 321.000 se devem a acidentes. Os restantes 2,02 milhões de mortes são causadas por diversos tipos de enfermidades relacionadas com o trabalho, o que equivale a uma média diária de mais de 5.500 mortes. Esses dados refletem a importância da