Higiene e segurança do trabalho
Higiene e segurança no trabalho têm por finalidade garantir que todos os colaboradores de uma empresa, seja ela industrial, comercial, subterrânea, tenham um ambiente de trabalho apropriado a todos que nela trabalhe. E esta é a missão da segurança e higiene do trabalho: a proteção e preservação dos recursos humanos, garantindo-lhes condições ambientais e pessoais para a execução de suas tarefas.
Esse tema aborda os seguintes temas: do que se trata o conceito higiene do trabalho; os principais objetivos são; Os motivos que envolvem a higiene do trabalho; é necessário que a empresa tenha um programa de saúde ocupacional; o que é segurança no trabalho; Relações entre higiene e segurança no trabalho; Por que se deve investir em saúde e segurança no trabalho; o que pode promover os acidentes de trabalho, entre outros que iremos abordar, mas na frente.
Portanto Segurança no trabalho são atividades que visam à prevenção dos acidentes que buscam eliminar as condições inseguras de trabalho. Seu objetivo é fazer monitorações de todas as atividades da empresa, estabelecer normas de segurança, conscientizar e convencer os funcionários a usarem equipamentos adequados a sua função.
1- DO QUE SE TRATA O CONCEITO HIGIENE DO TRABALHO
A higiene do trabalho é uma das ciências que atuam no campo da saúde ocupacional, aplicando os princípios e recursos da engenharia e da medicina, no controle e prevenção das doenças ocupacionais. Estas, chamadas também de doenças do trabalho ou moléculas profissionais, são estados patológicos característicos, diretamente atribuíveis as condições ambientais ou de execução de determinadas atividades remuneradas.
Classicamente a higiene do trabalho costuma ser definida como sendo a ciência e a arte dedicadas à antecipação, reconhecimento, avaliação, e controle de fatores e riscos ambientais originados nos postos de trabalho e que podem causar enfermidade, prejuízos para a saúde ou bem-estar dos trabalhadores, também