Higiene E Prevenção no Trabalho
Chama-se higiene no trabalho a um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, procurando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A higiene no trabalho consiste em combater as doenças profissionais.
Uma das atividades da higiene do trabalho é a análise ergonómica do ambiente de trabalho, não apenas para identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador, mas para eliminar ou controlar esses riscos, e para a redução do absentismo (por doença).
Saúde, Doença e Trabalho
• Conceito de Saúde
Estado de bem-estar físico, psíquico e social, na ausência de condições que limitem a capacidade funcional e que permitam ao indivíduo levar uma vida social e economicamente produtiva.
• Conceito de Doença Profissional
É toda a lesão resultante da exposição prolongada e repetida a riscos profissionais, habitualmente só percetíveis ao fim de algum tempo.
Por exemplo:
* Doenças pulmonares graves, da pele, tumores ou outras intoxicações provocadas por poeiras, por fumos, pela utilização inadequada de certos produtos: diluentes, colas, vernizes, pesticidas.
* Doenças resultantes da exposição ao ruído para além de certos limites, da transmissão de vibrações ou exposição a radiações (ex: ultravioleta - soldadura).
* Doenças osteo-articulares, se o trabalhador estiver por tempo prolongado em posições incómodas, fizer movimentos repetitivos e fizer movimentação manual de cargas pesadas em posição incorreta.
• Conceito de Acidente de Trabalho
É todo o acontecimento súbito e anómalo que se verifique no local e no tempo de trabalho ou no trajeto de e para o local de trabalho. Destes acidentes podem resultar incapacidades graves, por vezes a morte ou incapacidades permanentes não só para o trabalho, mas também para uma boa qualidade de vida.
Estudos nacionais e internacionais informam que a maioria dos acidentes e doenças decorrentes do trabalho ocorre, principalmente, por: