higiene pral
A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpos e saudáveis para, assim, prevenir e evitar problemas na boca tais como as cáries, a periodontite, a gengivite e ainda ajudar a combater a halitose (mau hálito). Uma boa higiene oral mantém o seu sorriso bonito e o seu hálito puro.
Finalidade da higiene bucal
Prevenir e evitar a formação da indesejada placa bacteriana, que é uma película pegajosa de açúcares e bactérias, que se forma sobre as superfícies duras dos dentes. A placa bacteriana pode levar a mais problemas de saúde bucal, como o tártaro, as cáries, a gengivite e periodontite ou doença periodontal.
Melhorar a sua qualidade de vida. Uma pessoa com os dentes estragados, ou sem dentes, não consegue mastigar bem os alimentos ou falar corretamente. Uma boa higiene bucal permite que você consiga desempenhar as funções alimentares na sua plenitude, bem como preservar a sua fala, uma vez que os seus dentes duram mais tempo. Evita assim situações embaraçosas como o mau hálito ou um sorriso desagradável.
Sintomas de uma Higiene Oral
Se as suas gengivas sangrarem ou doerem frequentemente (especialmente ao escovar os seus dentes) é provável que seja devido a uma má higiene dental.
- Se você tiver mau hálito persistente, que não desaparece facilmente.
- Se aparecerem depósitos castanhos ou amarelos sobre os dentes, que surgem devido à calcificação da placa bacteriana.
Como manter uma boa higiene oral
Uma higiene bucal adequada vai evitar a formação de placa bacteriana, que, conforme explicado acima, é o principal fator que leva à formação de cáries e da doença periodontal. Os pais devem orientar as crianças sobre os métodos adequados de higiene oral que devem ser praticados diariamente. Você deve consultar o seu dentista e procurar conselho sobre as práticas corretas de higiene bucal e dentária a serem seguidas.
> Escove