Higiene Ocupacional
O termo “ Higiene Ocupacional” é a ciência de medidas preventivas onde visam reduzir acidentes na área de trabalho. Esse método consiste na prevenção de doenças profissionais. A Higiene Ocupacional existe em nosso meio com objetivo de evitar e garantir ações corretivas relacionadas ao acidente de trabalho.
O atendimento a critérios de Segurança e de higiene constitui-se a uma obrigação ao empregado a cumprir as normas de segurança, e a fiscalização a ser realizada pelo empregador com o objetivo de evitar os riscos.
Os riscos ocupacionais tem causado vários danos ao trabalhador. Esses riscos quer seja físico químico, biológico, de acidentes e Ergonômico tem sido uma ameaça dentro das empresas .
Risco físico: Formas perceptíveis ao sentido humano: ruído, vibrações, temperatura, radiações ;
Risco químico: Substâncias químicas que estão presentes no ambiente são classificados em gases ou substâncias liquídas;
Risco biológico: são os agentes que se apresentam na forma de micro-organismos, parasitas e suas toxinas, etc...
Risco de acidente: Situações da estrutura física que influenciam na ocorrência de acidentes como: uso de máquinas, equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, lugares de incêndio ou explosão, etc...
Risco ergonômico: são considerados como trabalhos braçais ou seja aqueles que necessitam de esforço físico intenso, exigência de postura inadequada e stress físico ou psíquico. O trabalho realizado na correria do dia a dia e sem proteção tem causado muitos desgastes a humanidade segundo o autor diz:
O trabalho acelerado freqüentemente realizado em condições desfavoráveis, com equipamentos inadequados, ruídos excessivos, calor, umidade e iluminação insuficiente causam um desgaste humano expondo o trabalhador a doenças profissionais A busca de condições seguras e saudáveis no ambiente de