CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
A expressão planejamento tem em seu significado literal o ato ou efeito de planejar; trabalho de preparação para qualquer empreendimento,visando à consecução de determinados objetivos; elaboração de planos ou programas governamentais,especialmente na área econômica e social. Já financeiro remete às finanças, à circulação e gestão do dinheiro e de outros recursos líquidos.
Contudo, o conceito de planejamento financeiro tem-se a junção desses dois conceitos levados para um plano empresarial.
Atualmente onde a economia sofre variações e encontra-se vulnerável a fatores globais, o plano financeiro empresarial tende a ser mais valorizado e apreciado em primeiro plano no momento de se tomar uma decisão.
Segundo Gitman (1997, p.588), “as empresas utilizam-se de planos financeiros para direcionar suas ações com vistas a atingir seus objetivos imediatos e a longo prazo onde um grande montante de recursos está envolvido”.
Um adequado planejamento financeiro atribui a empresa à chance de desenvolver, analisar e comparar muitos cenários de diferentes ângulos,permitindo assim, que questões relativas às linhas futuras de negócios da empresa e os melhores esquemas de financiamento se necessários, sejam analisados
Planejamento Financeiro formaliza a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados, de acordo com Ross (1998, p.82).
Gitman (1997, p.588) menciona ainda “O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos.
Um bom planejamento financeiro deve prever o que acontecerá caso o planejado não ocorra, frustrando as expectativas dos executivos e do mercado ou se o mercado não estiver aquecido o suficiente para dar o retorno esperado.
Deste modo, o objetivo do planejamento financeiro é evitar surpresas e desenvolver