Higiene bucal na pré escola
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia 7561 – Trabalho de Graduação
RESUMO
O presente trabalho tem como tema a higiene bucal na pré-escola, já que desde cedo devemos ensinar nossas crianças como fazer a limpeza adequada na região bucal, para prevenir a cárie dentária entre outros riscos de doenças orais.
Palavras – Chave: Criança, Educação e Higiene.
1 INTRODUÇÃO
A saúde deve ser entendida como componente da qualidade de vida. A saúde é um bem e um direito social, em que a cada um e a todos possam ser assegurados o exercício e a prática do direito à saúde, a partir de aplicação e utilização de toda a riqueza disponível, conhecimentos e tecnologia desenvolvida pela sociedade nesse campo, adequados às suas necessidades, abrangendo promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças.
Desde cedo devemos obter uma boa higienização da boca, e é na idade pré - escolar que isto ocorre. Posteriormente no decorrer do trabalho será discutido o papel de pais e o ambiente escolar e suas medidas mediante a isto.
2 SAÚDE ORAL
A saúde oral é muito mais do que uma boca livre de cárie. Saúde oral é quando o indivíduo se encontra livre de dor crónico-oro-facial e de neoplasia da cabeça e pescoço, sem lesões dos tecidos moles, sem alterações de fenda ou lábio palatino e lesões de outras patologias que afetem a cavidade oral, dentes e tecidos crâneo-faciais (CDC, 2000).
A saúde oral, incluindo as estruturas da cabeça e pescoço cujas funções, muitas vezes nem nos apercebemos o quanto são importantes e que fazem parte da nossa essência como ser humanos, permite-nos falar, sorrir, suspirar, beijar, cheirar, saborear, tocar, mastigar e engolir, chorar de dor e transmitir um mundo de sentimentos e emoções através de expressões faciais. Este complexo também nos dá a proteção contra infecções microbianas e agressões