Hieraquia das necessidades
Abraham H. Maslow(1908-1970), um dos maiores especialistas em motivação humana, apresentou a teoria da motivação segundo o qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, e uma Hierarquia de importâncias e das influências.
Principais necessidades
1° Necessidade Fisiológica: é o comportamento do individuo, terá a finalidade de encontrar alivio da pressão que essas necessidades produzem sobre o organismo. 2° Necessidade de Segurança: nas quais ações administrativas arbitrariam as decisões incoerentes que podem provocar incertezas ou insegurança quanto mal sua permanência no emprego. 3° Necessidade Social: necessidade de associação, participação e de aceitação por parte dos companheiros de troca de amizade, afeto e amor. 4° Necessidade de Estima: É a maneira no qual o individuo se vê e se avalia. 5° Necessidade de Auto Realização: É a realização do próprio potencial e auto desenvolvimento continuo.
Teoria dos dois Fatores
(Frederick Herzberg)
1° Fator Higiênico: Salários, benefícios sociais, tipos de chefias ou condições físicas e ambientes de trabalho que são ótimos para evitar a insatisfação dos empregados.
2 ° Fator Motivacional: Envolve sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto realização provocando a satisfação das pessoas.
Teoria X e Teoria Y
(McGregor)
Teoria X: É a concepção tradicional de Adm. e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano. * As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza, evitam o trabalho ou trabalhar o mínimo possível em troca recompensas salarias e matérias. * Falta-lhe ambição, não gostam de assumir responsabilidade e preferem ser dirigidas e sentir se seguras nessa dependência. * Sua própria natureza leva a resistir às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo. * Sua dependência torna as