Hidróxido
Um hidróxido (OH) é uma função química caracterizada por um catião ou cátion (geralmente um metal, excepção feita apenas ao catião amónia) e um anião ou ânion hidroxila. Os exemplos mais conhecidos são o hidróxido de sódio (NaOH), vulgarmente conhecido como "soda cáustica", e o hidróxido de potássio (KOH), também conhecido como "potassa cáustica". Os hidróxidos são caracterizados por seu caráter básico (tingem de azul o papel de tornassol).
Todos os hidróxidos de elevado grau de ionização (bases fortes) são solúveis em água, por serem fortemente iônicos. Já os demais, por seu caráter covalente, são insolúveis ou pouco solúveis em água.
Hidróxido de Sódio
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.
Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.
Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro. Advertências
Ingestão:
Pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.
Inalação: Irritação com pequenas exposições, danosa ou mortal em altas doses.
Pele: Perigoso. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.
Olhos: Perigoso. Pode causar queimaduras, danos na córnea ou conjuntiva.
Reações Químicas
Estrutura molecular dos cristais de hidróxido de sódio.
Por sua alta reatividade o hidróxido de sódio é amplamente utilizado em reações químicas:
Degradação de Dumas - Em degradações é utilizado para preparar alcanos diminuindo o número de carbonos na cadeia. É utilizado juntamente com o óxido de cálcio (CaO) para diminuir sua