Hidrólise Salina
A hidrólise de sais é o processo no qual o cátion e/ou ânion provenientes de um sal reagem com água. Apenas cátions de base fraca e ânions de ácido fraco sofrem hidrólise apreciável.
Uma solução salina pode formar soluções ácidas,básicas ou neutras, dependendo da força do ácido e da base dos quais o sal é proveniente. Sal de ácido fraco e base forte → Solução básica Ex.: NaCN
Sal de ácido forte e base fraca → Solução ácida Ex.: NH4Cl
Sal de ácido e base fortes → Solução neutra Ex.: NaCl
Sal de ácido e base fracos → Depende do Ka e Kb
▪ Ka > Kb → Solução ácida
▪ Ka < Kb → Solução básica
▪ Ka = Kb → Solução neutra
Ex.: NH4CN é um sal de ácido e base fracos e de Kb > Ka, logo a solução será básica.
Assim:
Sal de um ácido mais forte que a base origina solução ácida. Sal de uma base mais forte que o ácido origina solução básica.
Caso I: NaCN (ácido fraco e base forte). Sua solução aquosa terá íons Na+ (aq) e CN- (aq). Os íons cianeto reagem com água e recebem um íon H+,que dão origem ao HCN(aq),ácido fraco. Esse processo chamado hidrólise do íon cianeto,produz íons OH-,tornando o meio básico. Os íons Na+ ficam na solução sem reagir com a água. CN- (aq) + HOH(l) = HCN(aq) + OH -(aq)
Caso II: NH4Cl (ácido forte e base fraca). Sua solução aquosa tem íons NH4+ (aq) e Cl-(aq). O processo no qual os íons amônios reagem com água é denominado hidrólise do íon amônio. Ele produz H+ e o meio se torna ácido. Os íons Cl- ficam na solução sem reagir com a água. NH4+ (aq) + H2O(l) = NH3(aq) + H3O(aq)