Ambientes naturais e artificiais
Everton Kunzler Bonzoni
Professora Rosiane de Moraes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Biologia/Licenciatura (BID 0165) – Ecologia.
27/02/2013
RESUMO
Este trabalho apresenta seis ambientes observados e detalhados, servindo como prática educativa do curso de ciências biológicas, no ultimo semestre, na disciplina de Ecologia. Os seis ambientes contam com três artificiais e três naturais, no conceito da professora Rosiane Morais. Primeiramente foram observados os ambientes, fotografados a seguir e por ultimo detalhados neste. Nos tópicos serão abordados primeiramente os artificiais e a seguir os naturais. O contraste dos ambientes, mostra como são cada vez mais evidentes as provas de que o mundo pouco a pouco é moldado exatamente conforme as nossas necessidades, colocando a sociedade humana como o centro de toda vida terrestre, e também responsável por todas as consequências sofridas, e que ainda estão por vir.
Palavras-chave: Ambiente artificial; Ambiente Natural; Ecologia.
1 Introdução
Este ultimo semestre do curso de ciências biológicas – licenciatura plena, contem no cronograma de atividades algumas práticas, das quais uma delas resultou neste trabalho. O objetivo do trabalho é fazer uma observação de seis ambientes (três naturais e três artificiais), e detalhar os mesmos.
Desde o domínio do homem sobre este mundo, se viu a necessidade de adapta-lo segundo as suas necessidades. O homem separa-se da natureza, colocando-se paralelamente com ela. Se uma cultura adquire necessidades, a sociedade transforma o ambiente para supri-las. Dessa forma existem os ambientes transformados, que contem a infraestrutura adequada para comportar o tipo de atividade exercida nele, atividade essa humana, e existem os ambientes que não são modificados, ou os ambientes naturais, que comportam a vida assim como ela é deixada pela natureza. Ou seja, os ambientes aqui expostos neste trabalho,