Hidroterapia
A hidroterapia faz parte da rotina de poucos fisioterapeutas, porém é utilizada como recurso terapêutico principalmente nas áreas de fisioterapia neurológicas, ortopédicas e traumatológicas, desportivas, geriátricas, obstétrica e cardiorespiratória.
Uma das características principais da hidroterapia é a temperatura da água, na qual se fará os exercícios.Na maioria dos casos, o tratamento é realizado em piscinas aquecidas entre 32o e 34o C, uma vez que os efeitos do calor são positivos em muitos processos patológicos.
Como todo exercicio tem suas indicações e suas contra-indicações, na hidroterapia não é diferente, assim sendo citados logo abaixo:
Indicações:
· Neurológicas: Parkinson, Alzheimer, seqüelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Raquimedular (TRM), Poliomielite, Polineuropatias, Traumatismo Cranioencefélico (TCE), Paralisia Cerebral (PC), Tumores do SNC, doenças degenerativas do Sistema Nervoso, como distrofias musculares, além de lesões periféricas de nervos, síndromes neurológicas, e pós-operatórios em geral.
· Ortopédicas e Traumatológicas: fraturas consolidadas ou em fase de consolidação, alterações posturais, pós-lesões traumáticas como entorses, luxações, subluxações, lesões impactantes, e pós-operatórios ósseos e articulares.
· Reumáticas: artrite reumatóide, febre reumática, espondilite anquilosante, osteoartrites ou artroses, tendinites, bursites, capsulites, miosites, discopatias degenerativas, polimialgias, etc.
· Desportivas: luxações, fortalecimento de nervos das pernas, reabilitação do joelho, contusões, etc.
· Geriátrica: tratamentos de algias, disturbios de equilibrio, melhora da amplitude de movimento, no treino de marchas e na sociabilização e integração dos idosos por meio de atividades em grupo.
· Obstétrica: A hidroterapia promove uma sensação de bem estar, atuando tanto nos aspectos físicos quanto nos psicológicos da mulher. Bem como proporciona a troca de experiências com outras