Auditoria de sistemas
Existem diversas definições para os termos de qualidade, o que torna impossível ter- se uma postura em definitivo para idéia do que seja realmente Qualidade.
Em todos lugares se aplica qualidade, seja no trabalho, em casa na produção de bens ou na prestação de serviços.
Desde que surgiram os primeiros conceitos de qualidade, várias empresas adotaram modelos de implantação,porém, para qualquer tipo de implantação é necessário um árduo trabalho em equipe, desde a alta administraçãoaté o pessoal do nível operacional
A preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente, os consumidores sempre tiveram a preocupação de inspecionar o produtos ou serviços adquiridos, para que os mesmos não fossem entregues defeituosos, essa preocupação ficou conhecida como era da inspeção. Mas a inspeção somente levava em conta a busca por produtos acabados defeituosos e não a enfase na busca pela qualidade nos processos de produção para evitar que esses produtos defeituosos fossem produzidos.
Logo após esse período, devido ao começo da produção em massa, surgiu a era do Controle Estatístico, que levava em conta técnicas de amostragem e estatísticas.
A era da Garantia da Qualidade, tem como principal característica, é que toda a empresa passa a ser responsável pela garantia da qualidade dos produtos e serviços.
A era da Gestão da Qualidade tem como ênfase as necessidades do mercado e do cliente, que passam a ser o centro das atenções das organizações, que centralizam todos os esforços para atender essas necessidades e superar as expectativas. Na década de 30, nos Estados Unidos, começaram a ser implantados os primeiros Sistemas de Qualidade, no Japão e em outros países, isso só ocorreu em meados dos anos 40.
A primeira associação de profissionais da área da qualidade – a Society of Quality Engineers, surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 40. À partir da década de 50, surgiu a verdadeira preocupação com a Gestão da Qualidade, deixando