Auditoria de Sistemas
ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ltda.
(Ciências Contábeis)
Sistema de Informações Contábeis
Artelino Gomes
Jéssica Rocha
Raiane Holanda
Remildo Araujo
Weverton Moreira
Araguaína/ TO
Out/2013
Artelino Gomes
Jéssica Rocha
Raiane Holanda
Remildo Araujo
Weverton Moreira
Auditoria de Sistemas
Araguaína/ TO
Out./2013
Auditoria de Sistemas
1-Introdução O desenvolvimento da Tecnologia da Informação – TI proporcionou a utilização em massa, das organizações de informações geradas por sistemas. Surge então a necessidade de controle e segurança dessas informações tendo em vista que as mesmas são de altíssima relevância e podem ser utilizadas para fins não apropriados caso torne em conhecimento de pessoas não autorizadas.A auditoria de Sistemas esta voltada para avaliação do ambiente de processamento de dados para identificar e avaliar possíveis riscos nos armazenamentos das informações que são eminentes, e realiza recomendações para aprimoramento e redução dos riscos apontados.
Para a realização de uma Auditoria de Sistemas é imprescindível a observação dos Controles Gerais que são estabelecidos no sistema computacional da organização. Controles ineficientes e muito vulneráveis podem comprometer a segurança e a confiabilidade das informações. São seis categorias de Controles Gerais que devem ser observadas em Auditoria, são eles: controles organizacionais; programa geral de segurança; continuidade do serviço; controle de software de sistema; controles de acesso; controle de desenvolvimento e alteração de softwares aplicativos.
2 - Controle Organizacional
DTI - Departamento de Tecnologia da Informação o antigo CPD (Centro de Processamento de Dados). É necessário que o DTI tenha uma