hidroterapia
Hidroterapia o nome é de origem grega “hydor” (água) e “therapeia” (cura), a água é o elemento mais presente em todo mundo, não apenas no ambiente natural mais principalmente em todo ser vivo, e se apresenta em diversas formas físicas.
Bem não se sabe ao certo quando se começou a utilizar esse recurso como terapêutico, mais se tem registro de 2400 a.C,a civilização grega parou de ver a água como algo místico por volta de 500 a.C e passou a utilizar para fins físicos como para problemas musculares.
O pioneiro desta área foi SIR JONH FLOYER que em 1697, com a chegada das escolas de medicina, escreveu um decreto de como se deve evitar o abuso de banhos de águas frias e quentes.
Se utilizava a hidroterapia nos tempos remotos no tratamento e prevenção de doenças através da estimulação nervosa.No Brasil essa pratica teve inicio em 1922 no Rio de Janeiro,onde se utilizava as águas doces e também as águas do mar para o tratamento de doenças.
Atualmente a hidroterapia é vista como exercícios terapêuticos que são realizados em piscinas termo-aquecidas, estudos mostram a hidroterapia como alternativa para pacientes com doenças musculoesqueléticas e neurológicas.
Com esse novo conceito de atenção a saúde primaria a hidroterapia vem se favorecendo pois esta visa o bem estar do paciente e do profissional e como é uma área de terapia complementar,ela tem ganhado muito com isso.
Locais de atuação da hidroterapia
O uso da água para fins terapêuticos (hidroterapia) pode ser realizado em lugares onde haja uma piscina aquecida e o acompanhamento de um profissional, desse modo pode-se trabalhar com a hidroterapia em Clinicas, SPA. Academias entre outros.
A prática dessa atividade auxilia e trata muitas patologias, e atuam em diversas áreas da fisioterapia, tais delas são:
Tratamento de lesões ou disfunções ortopédicas, traumatológicas, reumatologias, cardiorrespiratórias, esportiva, neurológicas,