Teoria da Contabilidade
O objetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentados pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário.
Entende-se que numa economia globalizada, a necessidade de informações tempestivas, atuais e precisas sobre a situação econômico-financeira das organizações, principalmente quando suportam tomadas de decisões financeiras, que exigem o conhecimento do valor de mercado das empresas, é cada vez mais demandada pelos usuários da Contabilidade.
Diante de um banco de dados todo patrimônio das entidades, que deve verificar a qualquer momento se a atividade da empresa está produzindo lucros ou prejuízos e de que forma esses resultados estão sendo gerados. Com a finalidade de fazer o controle do patrimônio, fornecendo informações e suas variações.
É de extrema importância as empresas divulgarem todas as informações necessárias para avaliação de sua situação permitindo ilações em relação ao futuro e como a contabilidade tem um intimo relacionamento com os aspectos jurídicos. Brasil sendo um dos líderes em arrecadação tributária por que não conseguem retratar sua essência econômica?
Contabilidade é a ciência social que tem por finalidade sua metodologia de mensuração, quanto ao quantitativo, tendo como dados incisivos e de grande avalia uma tese conceituada em cima de dados lógicos para instruir acionistas, tomadores de decisões e investidores almejando um poder de riqueza maior.
Apontando como Núcleo Central da Contabilidade, a informação de natureza econômica (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio) e a informação de natureza financeira relacionada ao fluxo de caixa, capital de giro, dentre outros. Não podendo deixar de existir uma camada protetora diante do núcleo, que se encontra a informação de natureza física (dados como números de