Hidroterapia
Introdução
Fisioterapia aquática é hoje o termo mais conhecido para exercícios terapêuticos realizados em piscina aquecida e coberta, com orientação total e restrita ao profissional de fisioterapia, onde através do uso de inúmeras técnicas de reabilitação, associadas às propriedades físicas da água principalmente a pressão hidrostática, proporcionam aos pacientes efeitos fisiológicos que surgem imediatamente após a imersão.
Desenvolvimento
A Hidroterapia vem sendo indicada e utilizada por médicos e fisioterapeutas em programas multidisciplinares de reabilitação para pacientes nas mais diversas áreas. Com o seu ressurgimento na década passada, houve um grande desenvolvimento científico das técnicas e tratamentos aquáticos, permitindo uma ampla abordagem e atuação com os pacientes neste meio.
Técnicas de reabilitação: As duas formas pioneiras de Trabalho corporal aquático, Watsu e Water Dance, foram fundidas na Suíça e nos Estados Unidos.
Watsu: é a primeira forma de trabalho corporal aquático. Harold Dull começou a desenvolvê-la em 1980 flutuando seus estudantes em água morna, aplicando seus alongamentos e movimentos. Desde então, com a ajuda de inúmeros outros em cursos, clínicas e spas em todo o mundo, Watsu tem evoluído no que muitos consideram o mais profundo desenvolvimento em trabalhos corporais em nosso tempo. Watsu trabalha a exploração que a água possibilita levando tanto ao doador quanto ao receptor a novos níveis de conexão e confiança. Isso, combinado com os benefícios terapêuticos da água aquecida leva e maior liberdade de movimento que incentiva criar uma forma de produzir efeitos em todos os níveis do nosso ser.
Water Dance ou WasserTanzen: Como Watsu, começa com o cliente, que está sendo embalado, alongado e relaxado acima da superfície da água. WasserTanzen é praticado em água a uma temperatura do corpo humano. Trata-se de uma técnica especializada para