Hidroterapia
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
Trabalho de hidroterapia:
Design da piscina
RECIFE, 15 DE AGOSTO DE 2011
DISCIPLINA: hidroterapia
DOCENTE: Leila Maria Alvares Barbosa
INTRODUÇÃO Esse trabalho tem como objetivo, mostrar de como é uma piscina adequada para trabalhar na área de fisioterapia aquática e de dar as dimensões de quanto custa para construir e manter um piscina nos padrões adequados para poder usar os conhecimentos adquiridos em hidroterapia. Usando como base uma piscina deve ter 9mx5m e os materiais devem ser suficientes para atender em média 8 pessoas. Para poder estudar melhor, então esse trabalho será dividido em tipo, piso, como vai ser a entrada, se é necessário corrimão e barras paralelas.
DESENVOLVIMENTO Para a construção da piscina é necessário um determinar o tipo da piscina desejada, o piso, como vai ser a entrada, se é necessário corrimão, barras paralelas.
TIPO
Tipo, a piscina escolhida foi a de azulejo, pois é melhor para fazer uma entrada, de forma mais adequada, já que se for de vinil ou de fibra de vidro não é possível fazer uma rampa que é a o melhor acesso a todos os tipos de pacientes. A proposta é para a construção de uma piscina oval com entorno de 9m x 5m x 1,5m. foi escolhido este formato pois cria menos centros de turbulências, que são prejudiciais para o trabalho do fisioterapeuta
PISO
O piso selecionado foi a pastilha, pois além de não ser tão escorregadia quando o azulejo, sua aplicação é menos demorada e sua manutenção é mais simples diminuindo o custo da mão de obra tanto na construção quanto na manutenção da piscina, tornando-a mais rentável. O piso deve ser construído de forma inclinada para poder ter profundidades variáveis podendo de acordo com a manobra desejada ir para a parte mais rasa ou mais profunda de piscina.
Custo
Pastilhas resinadas para banheiros e piscinas