Hidroponia
É uma técnica bastante antiga e, de certa forma, única em meio a tantas outras. Sua proposta básica é de cultivar vegetais sem a utilização do solo, da terra, mas sim, fazer o cultivo apenas com água, normalmente associada aos elementos nutritivos, essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. Existem várias vantagens e aplicações para o cultivo hidropônico. Em geral, é mais utilizado para o cultivo de hortaliças, plantas medicinais e flores ornamentais, em pequenas áreas. Apesar disso, existem por todo o mundo grandes áreas cultivadas através da hidroponia.
Com a hidroponia, é possível cultivar, de maneira bastante adensada, hortaliças e outros vegetais, alcançando-se um grau de produtividade bastante elevado. É muito útil em locais onde não há disponibilidade de solo adequado para o cultivo, ou para regiões de climas mais inóspitos, pois o cultivo hidropônico pode ser feito, e geralmente o é, em locais fechados, como estufas.
Por se tratar de um tipo de cultivo onde o homem atua de forma completa, os produtos são de alta qualidade e, normalmente, cultivados sem o uso de agrotóxicos.
Podemos destacar a atuação de alguns países no campo de pesquisa e utilização da hidroponia em larga escala: o Japão, há várias décadas, utiliza-se da hidroponia para o cultivo de hortaliças para o consumo da população. Como todos sabem, este é um país que não dispõe de grandes áreas cultiváveis, aliás, que não dispões de grandes áreas para sua própria expansão. Isso fez com que o Japão desenvolvesse várias alternativas para a produção de alimentos, dentre as quais, e com grande destaque, a utilização da hidroponia. Alia-se ao fato da falta de área disponível no