Hidrologia
Reservatórios naturais da Terra Oceanos, lagos e rios, geleiras e o gelo polar, aquíferos, atmosfera e biosfera. Os reservatórios ganham água pelo influxo, pluvial ou fluvial, e perdem pelo defluxo, evaporação ou defluxo fluvial.
Hidrologia local É quantidade de água existente em determinada região e em como ela flui de um reservatório a outro.
Água subterrânea A água subterrânea forma-se quando as gotas de chuva infiltram-se no solos e em outros materiais superficiais não-consolidados, penetrando até mesmo nas fendas e em rachaduras do substrato rochoso.
Recarga – infiltração da água em qualquer forma subsuperficial, frequentemente pela chuva ou pelo degelo da neve. Pode ocorrer também no leito de um rio onde o canal é mais elevado do que a superfície freática. Esses rios são chamados de rios influentes.
Descarga – saída da agua subterrânea para a superfície. Quando um rio intercepta uma superfície freática ele é abastecido pela agua subterrânea, esse é chamado de rio efluente.
Logo, um reservatório de água subterrânea é aumentado pelo rio influente e reduzido pelo efluente.
Aquíferos
A água pode fluir em aquíferos confinados ou não-confinados. Um aquífero confinado é aquele que é sobreposto e sotoposto por aquicludes, que são camadas relativamente impermeáveis. As camadas impermeáveis evitam que a água da precipitação se infiltre até os aquíferos confinados, sendo assim, só carregados pela precipitação nas áreas de recarga.
Verdadeiro poço artesiano – É quando é furado um poço em um aquífero confinado, e a elevação da superfície onde perfuramos é menor que a do nível freático da área de recarga, então a agua fluirá espontaneamente acima da boca do poço. A água é levada pra cima pela própria pressão, não necessitando de bombeamento.
Quando a recarga e a descarga estão equilibradas, o reservatório de agua subterrânea e a superfície freática permanecem constantes.
Muitas aguas subterrâneas tem ficado salgadas, pois com o aumento do nível