Hidrogénio- o combustivel do futuro
Trabalho realizado por: * Ana Rita Carmo * Catarina Abreu
Ano/Turma: 10ºB
Disciplina: Físico-química A
Professora: Isabel Oliveira
Hidrogénio
O combustível do futuro
Índice
Introdução3
Hidrogénio4
Armazenamento do hidrogénio5
Vantagens do hidrogénio6 O hidrogénio na indústria automóvel7
Conclusão9
Introdução
Hidrogénio
O hidrogénio é o elemento mais abundante no universo (cerca de 75% do universo é constituído por hidrogénio) e também o terceiro elemento mais presente na Terra. É incolor e inodoro.
Este elemento tem excelentes propriedades tanto como combustível (um quilo de hidrogénio possui aproximadamente a mesma energia que 3,5 litros de petróleo ou 2,1 quilos de gás natural ou 2,8 quilos de gasolina) quanto como transmissor de energia.
Pode ser obtido por múltiplas formas bastante eficazes: por eletrólise da água; por reforma de álcool e hidrocarbonetos (metanol, etanol, metano, gás natural e outros), etc.
Assim, é considerado por muitos o ‘’combustível ideal’’.
Quando combinado com uma célula de combustível, o hidrogénio oferece uma produção de eletricidade silenciosa e de alta eficácia. Mais significativo é que se poderia abrir o caminho para uma energia sem emissões em toda parte, desde casas até carros, uma vez que nenhuma tecnologia isolada oferece oportunidades tão amplas.
Quando produzido por fontes de energia renováveis, a utilização do hidrogénio através de células de combustível, é totalmente limpa, formando apenas como produtos da reação água e calor, não havendo quaisquer emissões de partículas, monóxido de carbono, dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx) e óxidos de enxofre (SOx), que são responsáveis por problemas ambientais tais como chuvas ácidas, problemas respiratórios e pelo aquecimento global do planeta.
Sendo assim, o hidrogénio tem um grande potencial ambiental, fazendo parte de um ciclo de vida limpo, tornando-se um sério candidato a substituir a atual economia