fichamento ambiental TAC
Fichamento apresentado para composição de avaliação da disciplina de Trabalhos Acadêmico-Científicos do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Vale do Itajaí.
Profª: MSc. Heloisa Helena Leal Gonçalves
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu - Revista Millenium artigo: O COMBUSTÍVEL HIDROGÊNIO
Anotação 1: “A partir da primeira crise petrolífera, na década de 70, passou-se a considerar o hidrogénio como uma possível fonte de energia, através da conversão eletroquímica, usando células de combustível, que até então tinham como grande aplicação prática a utilização em missões espaciais.” ( p. 01)
Nota do leitor 1: Neste trecho o autor ressalta a importância de se obter outras fontes de energia além do petróleo. A dependência do cartel do mesmo, pode gerar um colapso na economia em épocas de crise.
Anotação 2: “O hidrogénio tem a mais alta energia por unidade de peso comparativamente com qualquer combustível, uma vez que o hidrogénio é o elemento mais leve e não tem os pesados átomos do carbono. É por esta razão que o hidrogénio tem sido usado intensamente nos programas espaciais onde o peso é crucial.” ( pg.02)
Nota do leitor 2: É apontado pelo autor que o hidrogênio comparado com qualquer outro tipo de combustível, possui eficiência calorifica muito maior e ainda não apresenta os carbonos dos Hidrocarbonetos responsável pela poluição. Atenta também para a massa do Hidrogênio, que é muito menor que os demais.
Anotação 3: “Na terra não existe o hidrogénio livre, estando sempre associado a outros elementos e para ser obtido “puro” é necessário gastar energia na dissociação de uma fonte primária. Sendo assim, o hidrogénio não é uma fonte primária de energia mas sim, uma fonte intermediária, por isso não deve ser referido como uma fonte energética, pois é apenas um vector energético, isto é, uma moeda de troca.” ( p.03)
Nota do leitor 3: Neste