Hidrografia
Hidrografia é uma parte da geografia que classifica e estuda as águas do planeta. Seu objeto de estudo é a água do planeta Terra, o que abrange, portanto, os oceanos, os mares, as geleiras, as água do subsolo, os lagos, a água da atmosfera e os rios. A maior parte da água está nos oceanos e nos mares, e de acordo com as pesquisas, correspondendo a 97,3% da reserva hídrica do mundo. As águas continentais (riachos, lagos etc) possuem um volume total de 38 000 000 km³, valor que representa 2,7% da água do planeta.
Hidrografia do Brasil
O Brasil é um país onde existe uma das maiores concentrações hidrograficas no planeta , apresentando rios com grandes extensões, larguras e profundidades. A maioria dos rios brasileiros nasce em regiões pequenas, com exceção do rio Amazonas e de alguns afluentes que nascem na cordilheira dos Andes. O Brasil possui 8% de toda a água doce que está na superfície da Terra. Além disso, a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica, também fica no Brasil. Somente o rio Amazonas deságua no mar um quinto de toda a água doce que é despejada nos oceanos.
Rios de planalto e de planície
Devido ao estado natural do relevo,predominam no Brasil os rios de planalto, que apresentam rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes fornecem um alto potencial para a geração de energia elétrica. Encachoeirados e com muitos desníveis entre a nascente e a foz (boca do rio), os rios de planalto apresentam grandes quedas-d’água. Assim, por ensejo de seu perfil não regularizado, ficam prejudicados no que diz respeito à navegabilidade. Os rios São Francisco e Paraná são os principais rios de planalto.
Em menor quantidade, temos no Brasil os rios que correm nas planícies, sendo usados basicamente para a navegação fluvial, por não apresentarem cachoeiras e saltos em seu percurso. Como exemplo, podem ser citados alguns rios da bacia Amazônica (região Norte) e da bacia Paraguaia (região Centro-Oeste, ocupando