TORNA O CONTROLE BEM-SUCEDIDO
Alem de evitar possíveis obstáculos ao controle bem-sucedido, os gerentes realizam certas atividades para qual decisão a ser tomada e tornam o processo mais eficaz.
1. Atividades Específicas da Empresa
Os gerentes devem assegura-se de que os vários aspectos de processo de controle sejam apropriados para as atividades na empresa. Portanto os integrantes da empresa no controle relacionados a produtividade devem ser diferentes,caso queira um processo de controle bem-sucedido.
2. Diferentes Tipos de Metas
O controle pode ser usado em diferentes aspectos como a padronização do desempenho, a proteção dos ativos da empresa contra roubo e desperdício e a padronização da qualidade do produto. A participação, atuação e desempenho dos gerentes constituem fator crítico para consecução dos objetivos/metas propostos.
Exemplos de cargos com metas mensuráveis quantitativamente:
Produção: volume de produção, custos, horas produtivas.
Vendas: volume de vendas, clientes conquistados.
Marketing: participação de mercado; incremento em vendas em função de campanhas.
Manutenção: horas produtivas das máquinas; custos de manutenção.
Suprimentos / Compras: nível de estoques; imobilizações financeiras em estoques.
Exemplos de cargos com metas mensuráveis qualitativamente:
Recursos Humanos: resultado dos programas de treinamento, na avaliação das áreas clientes; qualificação e desempenho dos novos profissionais contratados; acerto das promoções avaliadas pela área de RH.
Financeiro: captações e aplicações na hora e volume certos; custos financeiros; taxas de juros conseguidas na captação/aplicação.
Informática: desenvolvimento e/ou aquisição de sistemas que funcionem e atendam às necessidades dos clientes internos e externos; tempo para sintonia fina de novos sistemas; custos de desenvolvimento de sistemas.
Jurídico: causas ganhas, prejuízos evitados, provisões para perdas recuperadas .
Bases para estabelecimento de metas
Cargos de Gerência: