HIDROGRAFIA DOS EUA
O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra e, abrange, portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. A maior parte da água está concentrada em oceanos e mares.
A hidrografia dos Estados Unidos, é composta por: Baías, Canais, estreitos, lagos, mares e rios.
Mapa dos principais rios dos Estados Unidos:
Devido ao relevo muito acidentado, os rios que cortam o oeste dos Estados Unidos e o Canadá formam muitas corredeiras, cascatas e cachoeiras, fato que favorece a geração de energia hidrelétrica.
A seguir, apresentamos uma breve descrição dos principais rios dessa região.
Rio Colúmbia – Nasce em território canadense, relativamente próximo da fronteira dos Estados Unidos, entre território americano e deságua no Pacífico. Com mais de 2.000 km de extensão, o rio Colúmbia recebe grande volume de água proveniente das montanhas. Em função disso, sua bacia abriga quatorze hidrelétricas, sendo nove nos Estados Unidos. Elas abastecem grandes cidades da costa oeste e grande parte das ricas economias dos Estados Unidos.
Rio Colorado – Com aproximadamente 2.300 km de extensão, o Colorado nasce nas Montanhas Rochosas, cruza vários estados norte-americanos e desemboca no Golfo da Califórnia. Como há um desnível muito grande entre a nascente e a foz, o rio Colorado formou muitas cachoeiras, que favoreceram a construção de usinas hidrelétricas. Lembre-se de que esse rio também é importante como formador do Grand Canyon.
As planícies centrais norte-americanas são banhadas por grandes bacias hidrográficas. A bacia Mississipi-Missouri é formada pelo rio Mississípi e seu principal afluente, o Missouri, que drenam juntos, uma das mais extensas bacias hidrográficas do mundo. Como percorrem relevo baixo e plano possuem poucas quedas d’água. Por essa razão, são rios navegáveis em quase toda sua extensão.
A porção leste dos Estados Unidos é drenada por rios que fazem parte da história e