Hidrografia mundial
Alunas: Alicia Bianca e Raquel de Lima. Nº: 03 e 33.
Turma: 721 “B”, Química.
Maceió, 22 de novembro de 2012. Introdução:
Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta.
O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. A maior parte da água está concentrada em oceanos e mares – 1 380 000 000 km³ –, correspondendo a 97,3% da reserva hídrica do mundo. As águas continentais possuem um volume total de 38 000 000 km³, valor que representa 2,7% da água do planeta.
As águas cobrem 70% da terra. Aproximadamente 97,5 % desse volume é salgado e apenas 2,5% doce. Do total de água doce, cerca de 1% está disponível ao consumo humano, e o restante se encontra em geleiras, na neve e em subsolos congelados.
Bacias Hidrográficas
Bacia hidrográfica, também chamada de bacia de drenagem, é uma porção da superfície terrestre banhada por um rio principal, ribeirões, riachos e córregos. Essas bacias são alimentadas pelas águas das chuvas, lençóis subterrâneos, etc.
Os limites entre as bacias hidrográficas, denominados divisores de água, encontram-se nos pontos mais elevados do relevo, sendo responsáveis pela separação das águas das diferentes bacias hidrográficas.
Portanto, a delimitação de uma bacia hidrográfica tem como principal elemento o relevo da região, visto que a água segue um caminho de acordo com o desnível do terreno. Outras características dependem da vegetação do local, as rochas, o clima, a ocupação humana, as atividades econômicas, entre outros fatores.
As maiores bacias hidrográficas do mundo são as seguintes - Nome, localização e área (km²): * Bacia Amazônica, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil, 7 050 000; * Bacia do Congo, Congo, 3 690 000; * Bacia do Mississippi, EUA e Canadá,