Hidroelétricas e Sistema de Bombagem
Abstract – Neste trabalho, abordamos o tema de Hidroelétricas e Sistema de Bombagem. Será abordada as suas características e o seu funcionamento e qual a sua principal utilidade.
Index Terms – Hidroelétricas, Sistema de Bombagem
I. Introdução
A- História
As barragens foram, desde o início da história da Humanidade, fundamentais ao desenvolvimento. A sua construção foi devido à escassez de água no período seco e à consequente necessidade de armazenamento de água, feito em barragens executadas de forma mais ou menos empírica. As barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se no Egipto, Médio Oriente e Índia. Na Índia apareceram barragens de aterro de perfil homogéneo com descarregadores de cheias para evitar acidentes provocados pelo galgamento das barragens. Com a revolução industrial, houve a necessidade de construir um crescente número de barragens, o que permitiu o progressivo aperfeiçoamento das técnicas de projeto e construção. Apareceram então as primeiras barragens de aterro modernas, assim como as barragens de betão.
B- Hidroelétrica
A energia hidráulica ou energia hídrica tem como princípio base o aproveitamento de energia proveniente do ciclo da água, nomeadamente na diferença de cotas durante os percursos hídricos. A energia hídrica tem vantagens quando comparada diretamente com outras energias renováveis. A mais evidente e interessante é a capacidade de armazenar a energia e disponibiliza-la quando necessário, isto é feito armazenando água numa albufeira. As barragens mais modernas, já possibilitam aproveitar o excesso de energia existente na rede elétrica em horas de vazio e bombear água para jusante da barragem. Este facto possibilita armazenar mais energia para ser utilizada em horas de ponta.
II. Vantagens e desvantagens das Hidroelétricas
A- Vantagens
A energia produzida pelas centrais hidroelétricas é um tipo de energia renovável, ou seja, obtêm-se esta energia através de