Hidrocolóides
Hidrocolóide em placa - É um curativo oclusivo composto por duas camadas internas de partículas hidroativas à base de carboximetilcelulose sódica, e/ou pectina e/ou gelatina associado com alginato de cálcio, recoberto por camada de poliuretano, capaz de fazer a troca gasosa e impermeável à água.
Hidrocolóide em grânulos - É um curativo de carboximetilcelulose que forma um gel na presença do exsudato. Deve ser utilizado juntamente com a apresentação em placa para potencializar a capacidade de absorção do hidrocolóide, aumentar a sua durabilidade e facilitar a remoção da placa sem lesar os tecidos mais delicados.
Existe também outro tipo de hidrocolóide, o em pasta.
Mecanismo de ação: Em contato com a ferida, o hidrocolóide interage com o exsudato para formar um gel. Esse gel cria um meio úmido na superfície da ferida, que estimula a síntese do colágeno e acelera o crescimento e a migração das células epiteliais. O gel evita a aderência a ferida e proporciona alívio da dor, por manter úmidas as terminações nervosas. A camada impermeável a água e gases promovem isolamento térmico e meio hipóxico, que estimula a angiogênese.
Os hidrocolóides têm diferentes apresentações, em placa (com diferentes espessuras e tamanhos), pasta ou pó, que facilitam o uso, tanto na aplicação quanto na remoção sem trauma, bem como uma infinidade de aplicações. Ao aplicar a cobertura deve ser assegurada margem de aproximadamente 2 cm, para aderir a pele íntegra.
Indicação: Feridas limpas. Com médias e pequenas quantidades de exsudato, prevenção de úlceras de pressão, queimaduras de segundo grau e coberturas de incisões.
Freqüência de Troca: O Curativo de hidrocolóide deverá ser trocado quando o gel se tornar transparente e antes que atinja as bordas de fixação, para que não haja vazamento.No caso de vazamento, a cobertura deverá ser trocada imediatamente.
Técnica do Curativo: Remover curativo anterior, umedecendo bem a cobertura com S.F. 0,9 % até se soltar,