saúde odontologia
Os requisitos básicos para uma adequada moldagem envolvem as seguintes características:
1. Extensão do preparo: Precisa preservar a saúde periodontal.
2. Término cervical: Deve ser liso, polido e bem determinado.
3. Coroas provisórias: Bem adaptadas e com contornos apropriados.
Um dos métodos usado na moldagem é o método de retração gengival, onde tem como objetivo principal exibir a região cervical do dente preparado, e de tal modo que tolere que o material de moldagem possa copiar os detalhes dessa área.
Este método de retração gengival pode ser realizado por meios mecânicos, químicos, mecanoquímicos e por meios cirúrgicos.
Os meios mecânicos são realizados com guta-percha, anéis de couro e cobre grampos para dique de borracha e coroas provisórias cimentadas sem remoção de excessos (causam grandes danos aos tecidos periodontais).
Os meios químicos são efetivados com cloreto de zinco de 2 a 40%, ácido sulfúrico diluído, entre outras causam descamação epitelial, hiperemia, necrose de epitélio sulcular.
Os meios mecanoquímicos são efetivados com fios de algodão impregnados com sais de adrenalina e soluções adstringentes (sulfato de Al, cloreto de Al, sulfato férrico).
Os materiais de moldagem possuem como propriedades:
1. Atóxico;
2. Boa tonalidade;
3. Tempo de trabalho aceitável;
4. Consistência apropriada;
5. Não se alterar ao ser removido da boca;
6. Estabilidade dimensional;
7. Não distorce durante o vazamento do molde;
8. Ser passível de desinfecção;
Os materiais de moldagem usados são os hidrocolóides reversíveis, polissulfetos, siliconas de condesação e adição e poliéteres.
“Como nenhum material apresenta todas as propriedades para que a moldagem seja considerada supostamente ideal, o profissional deve selecionar aquela que melhor se adapte à técnica empregada.” Luiz