Sistemas operacionais
Operacionais
UNIX
DOS
Windows
Linux
OS X
Introdução
Em meados da década de 60, os primeiros sistemas operacionais foram desenvolvidos conforme a evolução da tecnologia da época. Contudo, cada máquina possuía seu próprio SO específico, o que implicava na incompatibilidade de mainframes (computadores de grande porte) distintos.
Atualmente, os sistemas operacionais (SO) estão cada vez mais fáceis de usar, possuindo interfaces muito simples e bonitas. Contudo, todas estas funcionalidades não surgiram do nada, foram evoluindo com o tempo.
Sistema operacional
Sistema operacional é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Sendo a camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina. Além de organizar o controle de processos, os primeiros sistemas operacionais eram capazes de executar apenas uma tarefa de cada vez, o que causava o travamento da máquina até o processo desocupar o processador. Nessa época, era comum que uma pessoa projetasse e programasse um computador. Apesar de funcionar para as tarefas necessárias, esses PCs necessitavam sempre da intervenção humana e não podiam usar rotinas programadas. A história mudou com o primeiro SO comercial, o CTSS, depois de sua criação foi desenvolvido um sistema com objetivo de suportar centenas de usuários, o Multics, que mesmo com seu fracasso comercial, serviu de base para o desenvolvimento do UNIX, o primeiro sistema operacional com a linguagem C.
Alguns sistemas operacionais e suas evoluções:
UNIX- 1969
Disponível
Código fechado Na década de 1960, uma equipe de desenvolvedores da AT&T Bell Labs resolveu trabalhar em um software mais objetivo e simplificado do que aquele que era utilizado nos mainframes da época. Após alguns anos, mais precisamente em 1969, o resultado foi o sistema operacional