Quimica Organica
Realizar a extração de galactomana da semente de Cassia Javanica, precipitar a mesma em não-solvente e calcular o rendimento do experimento.
II) Introdução
Misturas são formadas por duas ou mais substâncias. Quando estas apresentam uma fase são homogêneas, já quando apresentam duas ou mais fases são heterogêneas.
Uma molécula é considerada polar quando se orienta na presença de um campo elétrico externo, e apolar quando não se orienta. O pólo negativo da molécula é atraído pela placa positiva do campo elétrico externo e vice-versa.
Pode-se determinar a polaridade de uma molécula pelo vetor momento dipolar resultante, isto é, pela soma dos vetores de cada ligação polar da molécula. Para se determinar o vetor, devem-se considerar a escala de eletronegatividade,que nos permite determinar a orientação dos vetores de cada ligação polar e a geometria da molécula, que nos permite determinar a disposição espacial desses vetores.
Quando o vetor momento dipolar resultante é igual a zero, a molécula é apolar; quando o vetor momento dipolar resultante é diferente de zero, a molécula é polar. Devido à polaridade moléculas polares só dissolvem moléculas polares, enquanto que as moléculas apolares só dissolvem moléculas apolares. Há substâncias que são anfipáticas, podendo dissolver tanto substâncias polares, quanto apolares.
A filtração é uma técnica utilizada para separar misturas heterogêneas. Ela tem como objetivos isolar e utilizar os sólidos suspensos num líquido ou obter filtrados nítidos. A filtração simples caracteriza-se pela retenção das partículas sólidas da mistura através de um filtro. O filtro mais comum na filtração simples é o de papel, utilizado com dobradura simples, quando se quer obter um líquido limpo, ou dobradura pregueada quando se quer obter o sólido retido. Outro tipo de filtração é a vácuo, que é utilizada quando o líquido possui muita viscosidade. Através do vácuo produzido, a pressão atmosférica força a passagem da fase