Hidrelétrica jupiá
TIETÊ SOROCABA
E
ALTO TIETÊ
Introdução
Este projeto tem como objetivo explorar todas as informações contidas nos critérios e procedimentos fornecidas pelos professores, contendo assuntos de cada matéria, afim de explorarmos e pesquisarmos conceitos das áreas de Engenharia Civil, Elétrica e Ambiental de forma integrada
Nos do Grupo Futura Engenharia com este Projeto Integrado temos a possibilidade de desenvolver competências e habilidades, afim de aplicar conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos, manipular dados e interpretar resultados.
A pretensão é compartilhar o resultado desta pesquisa com os demais componentes de estudo através de uma apresentação sucinta, fornecendo embasamento teórico nos limites da Usina Jupiá.
SUMARIO
Usina Hidrelétrica Eng. Souza Dias (Jupiá)
Caixa Postal 13 Rodovia Marechal Rondon, km 667 - 16920-000 - Castilho - SP
A usina hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) propriedade da CESP Companhia Energética de São Paulo (São Paulo - SP), foi construída com tecnologia inteiramente brasileira, sua construção teve início na primeira metade da década de 1960 e foi concluída em 1974. È a terceira maior usina hidrelétrica do Brasil com bacia hidrográfica 471.900 km2, descarga regularizada 3.220 m3/s. Está localizada sobre o Rio Paraná, na intersecção com o Rio Sucuriú, no ponto chamado Jupiá, entre as cidades de Andradina e Castilho (SP) e Três Lagoas (MS), com coordenadas geográficas 20° 46' 56.49" S 51° 38' 31.84" W .
Essa usina possui 14 unidades geradoras com turbinas Kaplan com potência instalada de 1.551,2 MW e dois grupos turbina/gerador, para serviço auxiliar, com potência instalada de 4.750 kW em cada grupo. Sua barragem tem 5.495 m de comprimento e seu reservatório tem 330 km2.
A usina dispõe de eclusa, que possibilita a navegação no Rio Paraná e a integração hidroviária com o Rio Tietê. Este projeto de aproveitamento múltiplo, compreende geração de