estudante
INTRODUÇÃO
Uma pequena ilha solitária no Rio Paraná, com densa vegetação em seu interior e areias brancas em suas praias, visíveis no período da seca. Com dois quilômetros de comprimento, e largura que varia de 10 a 300 metros, a Ilha destacava-se na paisagem da imensa área, praticamente despovoada, numa das extremidades do Distrito de Bela Floresta. Ilha Solteira é uma ilha situada a 800 m da jusante da UHE, que recebeu tal denominação porque, a 12 quilômetros dela, há como que um arquipélago fluvial, com cinco ilhas e cujo nome é, justamente Cinco Ilhas. Deu-se então, que a ilha em questão, por estar sozinha, seria solteira. A Ilha Solteira é repleta de espécies nativas da flora e fauna regionais. Deu origem ao nome da cidade e da UHE. A Lei nº 1125, de 06 de fevereiro de 2004 declara Área de Proteção Ambiental a Ilha Fluvial, denominada Ilha Solteira.
A Usina Hidrelétrica Ilha Solteira é a maior usina hidrelétrica do Estado de São Paulo e a terceira maior usina do Brasil. Está localizada no rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS).
Em conjunto com a Usina hidrelétrica Engenheiro Sousa Dias (Jupiá), compõe o sexto maior complexo hidrelétrico do mundo.
A barragem possui 5.605 m de comprimento e o reservatório tem área de 1.195 Km². A altura máxima da barragem é de 74 m, com desnível de aproximadamente 48 m. Possui ainda 5.605 m de comprimento e seu reservatório tem 1.195 Km² de extensão.
Esta usina foi construída durante o Regime Militar e por ter sido realizada neste período, não foram feitos estudos ambientais (processo de licenciamento), bem como não existem informações sobre as populações deslocadas e sobre as propriedades inundadas.
Iniciado pelo governador Adhemar de Barros em 1965, a usina foi concluída em 1978. A usina foi concluída em 1978, possuindo um alto desempenho operacional. Ainda de acordo com os dados, além da produção de energia elétrica, a barragem