Logistica
1
A IMPORTÂNCIA DA NEGOCIAÇÃO, DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO FLEXÍVEL NA GESTÃO DAS EMPRESAS MODERNAS Rita de Cássia Lemos 1 Profª. Pollyanna Dias Pacheco (orientadora) 2
INTRODUÇÃO
A responsabilidade dos gestores em relação ao desenvolvimento e retenção do capital intelectual nas organizações, passa necessariamente pela compreensão das dimensões da gestão contemporâneas de pessoas a serem implantadas nas empresas. Esse trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão dos conceitos da nova gestão de recursos humanos, enfatizando o processo de negociação, a qualidade de vida no trabalho e a remuneração flexível especialmente nos aspectos da lei 10.101 nas organizações modernas.
1. NEGOCIAÇÃO Negociar3 é conciliar interesses divergentes para se obter algum resultado, ou seja, para ocorrer uma negociação é preciso que duas ou mais pessoas, ou mesmo grupos de pessoas, tenham por objetivo chegar a um consenso sobre um interesse comum.
São pilares básicos da negociação: o respeito, a comunicação e a participação. Sem esse tripé dificilmente haverá coerência e resultados satisfatórios. São esses pilares que dão sustentação ao processo de convivência se pautando nos direitos e valores das partes envolvidas, evitando uma postura agressiva e focando os problemas ou interesses de maneira mais dura e as pessoas de modo ameno e com civilidade.
Freqüentemente são vivenciadas situações adversas nas quais é necessário empreender algum tipo de negociação, e isso se dá tanto na vida pessoal, como na vida profissional. Mas sem dúvida
1 2
Aluna do Módulo de Gestão de Pessoas e Talentos da FAPEM. Professora da disciplina Administração de Pessoas, do módulo de Gestão de Pessoas e Talentos. 3 Notas de Aulas do Professor Marco Elísio em 25/03/210 na FAPEM.
Centro de Educação Superior Barnabita – CESB Curso de Administração