Hidraúlia
Componente: Automação Industrial
Docente: Cleber Cosme Bueno 15/02/12
APOSTILA
HIDRÁULICA
1. Introdução
Com a constante evolução tecnológica, tem-se no mercado a intensa necessidade de se desenvolverem técnicas de trabalho que possibilitem ao homem o aprimoramento nos processos produtivos e a busca da qualidade.
Para se buscar a otimização de sistemas nos processos industriais, faz-se o uso da junção dos meios de transmissão de energia, sendo estes:
Mecânica
Elétrica
Eletrônica
Pneumática
Hidráulica
Experiências têm mostrado que a hidráulica vem se destacando e ganhando espaço como um meio de transmissão de energia nos mais variados segmentos do mercado, sendo a Hidráulica Industrial e Móbil as que apresentam um maior crescimento.
Porém, pode-se notar que a hidráulica está presente em todos os setores industriais. Amplas áreas de automatização foram possíveis com a introdução de sistemas hidráulicos para controle de movimentos.
Para um conhecimento detalhado e estudo da energia hidráulica vamos inicialmente entender o termo Hidráulica. O termo Hidráulica derivou-se da raiz grega Hidro, que tem o significado de água, por essa razão entendem-se por Hidráulica todas as leis e comportamentos relativos à água ou outro fluido, ou seja, Hidráulica é o estudo das características e uso dos fluidos sob pressão.
2. Conceitos Básicos
Para compreendermos a hidráulica e suas aplicações, se faz necessário o conhecimento básico de conceitos físicos.
2.1. Força
Força é qualquer influência capaz de produzir uma alteração no movimento de um corpo. Temos como unidade de medida de força o NEWTON (N).
2.2. Resistência
A força que pode parar ou retardar o movimento de um corpo é uma resistência. Exemplos de resistência são: o atrito e a inércia.
Figura 1: Resistência de um Corpo ao Movimento
2.3. O Atrito como Resistência
A resistência por atrito ocorre sempre que dois objetos estejam em contato e que as suas