Hidraulia e cavitação
1290 palavras
6 páginas
Universidade Católica de Brasília – UCBCurso de Engenharia Civil
Disciplina – Projeto I
Instalações Hidráulicas e Elétricas
1. Tema
Instalações hidráulicas e elétricas em construções verticais.
1. Delimitação do tema
Neste projeto de pesquisa exploraremos os fenômenos conhecidos como Cavitação e Golpe de Aríete nas instalações hidráulicas e Reatância Indutiva e Ineficiência Mecânica de Motores em instalações elétricas, identificando suas causas e possíveis soluções. Nas instalações hidráulicas enfatizaremos os problemas relacionados a perda de produtividade de bombas e oxidação de tubulações causadas pela Cavitação, fazendo um contraponto com os danos causados nas bombas e tubulações pelo Golpe de Aríete. Já nas instalações elétricas enfatizaremos os aspectos relacionados ao “desperdício” e/ou perda de energia por conta da Reatância Indutiva, apresentando uma solução inovadora já identificada, que pelo modelo utilizado acabou eliminando também a Ineficiência Mecânica dos motores convencionais. A escolha desses quatro tópicos não foi por acaso, pois, todos estão ligados nos aspectos relacionados a otimização do uso da energia e aumento da vida útil de máquinas é materiais empregados na construção civil.
1. Problema
Como funcionam as instalações elétricas e hidráulicas em construções verticais e quais as causas, consequências e possíveis soluções dos fenômenos conhecidos como Cavitação e Golpe de Aríete nas instalações hidráulicas e Reatância Indutiva e Ineficiência Mecânica de Motores nas instalações elétricas?
2. Hipótese
Cavitação: Provocada quando, por algum motivo, gera-se uma zona de depressão, ou pressão negativa ao longo do conduto. Quando isso ocorre, o fluido tende a vaporizar formando bolhas de ar. Ao passar da zona de depressão, o fluido volta a ficar submetido à pressão de trabalho e, as bolhas de ar implodem provocando ondas de choque, que provocam desgaste, corrosão e