hidraulica
RENATO
UBIRACI
DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA URBANO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DA REGIÃO 16
Salvador - BA Dezembro de 2014
RENATO
UBIRACI
DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA URBANO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DA REGIÃO 16
Trabalho apresentado como pré-requisito para a avaliação da disciplina de Hidráulica aplicada
Professora: Silvana Palmeira.
Salvador - BA Dezembro de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 3
3. METODOLOGIA 4
4. CARACTERÍSTICAS DO PROJETO 4
5. MEMORIAL DE CALCULO 6 REFERENCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
O sistema de esgotamento sanitário tem a finalidade de evitar o contato de pessoas com dejetos através da execução de sistemas adequados de coleta, tratamento e destinação final para os esgotos sanitários.
Nos núcleos urbanos devido a elevada densidade demográfica, a solução mais conveniente é a utilização de redes coletoras públicas de esgotos (sistema coletivo) seguidas de estações de tratamento de esgotos, em que o efluente líquido tem suas cargas poluidoras reduzidas, antes de ser lançado em algum corpo receptor.
Segundo a NBR 9649/1986, os sistemas coletivos podem ser classificados em: parcial e absoluto. O primeiro recebe uma parcela das águas de chuva provenientes de telhados e pátios das edificações e o segundo, tem seus condutos separados, ou seja, um exclusivo para a coleta de esgotos e outro para transportar as águas pluviais. No Brasil, comumente, utiliza-se o sistema separador absoluto.
2. OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é o dimensionamento da rede coletora de esgotos sanitários do tipo separador absoluto em um bairro, tendo como empreendimento uma fabrica de moveis, obedecendo aos requisitos propostos pela NBR 9649/1986.
Além disso, esse trabalho tem como finalidade, a partir do estudo da área, propor uma rede coletora capaz de gerar condições necessárias de higiene, segurança, conforto