hidraulica
Hidráulica é uma palavra que vem do grego e é a união de hydra = água, e aulos = condução/tubo é, portanto, uma parte da física que se dedica a estudar o comportamento dos fluidos em movimento e em repouso. É responsável pelo conhecimento das leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulação e o controle do fluido agindo sobre suas variáveis (pressão, vazão, temperatura, viscosidade, etc).
Neste relatório fala-se sobre dois dispositivos hidráulicos, os vertedores e orifícios.
Em hidráulica, vertedouro ou vertedor é uma estrutura hidráulica que pode ser utilizada para diferentes finalidades, como medição de vazão e controle de vazão, sendo estes os principais usos.
Os vertedouros atuam como auxiliares na medição da vazão do fluxo de água. Essas estruturas são montadas de tal forma, que permitem quantificar o volume de água que passam por elas, servindo para conhecer ao longo do tempo, a variação de vazões em função de fatores climáticos, uso da água, uso do solo da bacia, entre outros.
Figura 1 – Vertedor. Fonte: http://www.panoramio.com/photo/14123529
Data de acesso: 25/09/2014
O vertedouro é considerado uma das partes mais importantes de uma barragem, seja ela de usina hidrelétrica, mineradora, irrigação, abastecimento, navegação ou outras. É uma obra de engenharia hidráulica, que consiste em um canal construído artificialmente, com a finalidade de conduzir a água de forma segura através de uma barreira, servindo como sistema de escape, impedindo a passagem da água por cima da barragem quando ocorrem chuvas ou aumento da vazão - característica que o torna quesito de segurança em barragens. O projeto de um vertedouro exige um estudo detalhado tanto em modelo matemático como em modelos físicos reduzidos, para checar a estabilidade da obra, da formação do jato, das comportas, da operação do vertedouro, entre outros itens. Se o vertedouro não for bem dimensionado, a força da água pode danificar a sua estrutura, fazendo com