Hidraulica
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
DETERMINAÇÃO DA VAZÃO REAL
NO TUBO DIAFRAGMA
Goiânia
2014/2
DETERMINAÇÃO DA VAZÃO REAL
NO TUBO DIAFRAGMA
Relatório do experimento realizado dia 27/08/2014, à disciplina de Hidráulica, lecionada pelo professor Fernando Ucker, como composição de nota de N1.
Goiânia
03/09/2014
INTRODUÇÃO
São inúmeros os métodos utilizados para determinar o escoamento de fluidos. Nesse experimento foi utilizado o tubo diafragma. O experimento do tubo de diafragma é muito comum para a determinação da vazão. Esta que é assiduamente um problema na engenharia, nas drenagens, em campos de irrigação e controle de inundações.
O diafragma é um dispositivo empregado para medição em condutos forçados. É constituído por uma placa que contém um orifício circular com menor diâmetro do que o da tubulação em que está instalado. Existe uma câmara anular de cada lado da tubulação. Dentro da câmara há uma pressão média da seção de escoamento que passa pela fresta perimetral. O brusco estreitamento da seção provoca um aumento na velocidade de escoamento, diminuindo assim a pressão. Essa diferença de pressão nas seções é proporcional à vazão que passa pela tubulação.
OBJETIVOS Segue os objetivos do experimento:
Determinar o coeficiente de vazão fornecido pela norma DIN;
Determinar a vazão real no tubo diafragma;
Comparar as vazões em termos de erro;
Tirar conclusões.
MATERIAIS UTILIZADOS
Tubo Diafragma;
Quadro de pressões – manômetro;
Vertedor retangular de duas contrações;
Água;
Régua;
Termômetro;
Módulo Experimental de hidráulica. Imagem 1 - Quadro de pressões Imagem 2 – Tubo de diafragma com medidores
MÉTODOS Para dar início ao experimento aferimos primeiramente a temperatura da água - em grau Celsius (°C), sendo necessária a conversão para