Hidraulica e pneumatica
Compressores de parafusos
Esse tipo de compressor possui dois rotores em forma de parafusos que giram em sentido contrario, mantendo entre si uma condição de engrenamento. A conexão do compressor com o sistema se faz através das aberturas de sucção e descarga: o gás penetra pela abertura de sucção e ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. A partir do momento em que há o engrenamento de um determinado filete, o gás fica entre o rotor e as paredes da carcaça. A rotação faz com que o ponto de engrenamento vá se deslocando para frente, reduzindo o espaço disponível para o gás e provocando a sua compressão. No final do comprimento do compressor, é alcançada a abertura de descarga, e o gás é liberado. Os compressores podem ser classificados em herméticos, semi-herméticos ou abertos. A categoria dos compressores de parafuso também pode ser subdividida em compressores de parafuso duplo e simples.
Compressores de parafusos de baixa pressão O funcionamento é o mesmo do compressor de parafuso, eles trabalham com pressões iguais ao soprador lóbulo, a única diferença que os rotores têm uma cobertura especial de teflon para garantir menores folgas e ausência de contato do óleo com o ar, esses tipos de sopradores são isentos de óleo e com eficiência superior ao lóbulo, em pressões mais altas sua vida útil é superior.
Compressores de parafusos simples O compressor de parafuso simples tem como principio uma peça cilíndrica com ranhuras helicoidais, acompanhado por duas rodas planas na sua lateral girando em sentidos opostos. O parafuso gira com