hidraulica trabalho
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DATA DA PRÁTICA:
COMPONENTES:
ELISSA ALVES TORRES
MAYSSA MALAQUIAS DE SOUZA
SÂMILA FRANCIELLE DOS SANTOS COSTA
WANESSA MARQUES
MATRICULA: TURMA GERAL: TURMA TEÓRICA:
B7800F-0 EC5A42 P1
B64572-5 EC5B42
B631HH-6 EC5B42
B8465G-9 EC5A42
LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA
INTRODUÇÃO
Este relatório apresenta uma análise de manométria realizada em laboratório, onde foi utilizado o manômetro para a medição da pressão efetiva de um corpo, comparando as vazões para cada tipo de tubulação e, entre elas, as vazões com sua respectivas perdas de carga.
OBJETIVOS
O objetivo deste relatório é auxiliar medida de pressão e utilizar dispositivos denominados manômetros que se fundamentam na lei de Stevin, utilizando a coluna do líquido como meio indireto para a determinação da pressão.
MATERIAIS E MÉTODOS
MATERIAIS:
Mangueiras Manométricas
Bomba
Cronômetro
Reservatório de água
Medidor Tipo Rotâmetro
Tubulações
MÉTODOS:
Para três tipos de tubulações com características diferentes, interligar as mangueiras manométricas ás suas respectivas tomadas de pressões. Abrir o registro de passagem e ligar a bomba em máxima capacidade de vazão. Verificar que o reservatório esteja vedado no fundo e desviar o fluxo da água do mesmo. No mundo instante, cronometrar o tempo gasto até o nível de água atingir, aproximadamente 40 litros. Registrar o volume, e o tempo gasto para, então, calcular a vazão pelo método direto (QV). Fazer a leitura visual no medidor tipo rotâmetro (QRT) e registrar o valor. Verificar a diferença de pressão no monômetro de nível.
RESULTADOS
Característica da tubulação.
Δh
(cm Hg)
Vol
(L)
T(s)
QV
(L/S)
QV
(m/h)
QRT m^3/h Tubo sem mola ᶲ ½”