Hidatidose
Hidatidose é uma doença parasitária que acomete o homem e outros animais. É causada pela forma larval de alguns parasitos do grupo das tênias, dentre os quais o Echinococcus granulosus nos hospedeiros se apresenta em forma de cistos.
Quatro espécies do gênero Echinococcus e cujas larvas podem infectar o homem, têm sido descritas: * E. granulosus - causa hidatidose unilocular e se distribui em todo o mundo; * E. multilocularis - causa a hidatidose alveolar e é encontrada em algumas regiões árticas e algumas áreas da Europa; * E. oligarthrus - excepcionalmente pode produzir doença policística no homem; * E. vogeli - espécie de descrição mais recente, principal implicada na etiologia da hidatidose (neotropical) policística que incide em regiões silvestres das Américas Central e do Sul.
Na América tropical, o E. vogeli apresenta como hospedeiro intermediário principal a Agouti paca (paca), além de outras poucas espécies de animais silvestres. Os hospedeiros definitivos são canídeos domésticos e silvestres. No ambiente silvestre destaca-se o Speothos venaticus (cachorro-do- mato vinagre) como o único hospedeiro natural conhecido desse Echinococcus. O homem infecta-se enquanto um hospedeiro intermediário acidental, tanto no ambiente silvestre como no doméstico.
Como se adquire?
O cão é o hospedeiro definitivo, albergando o verme adulto que libera as proglotes grávidas contendo os ovos que chegam ao ambiente junto com suas fezes. Esses ovos contaminam a água, o solo, e chegam às pastagens, onde são ingeridos pelos hospedeiros intermediários (ovinos, bovinos e suínos), nos quais se formam os cistos. Os ovinos desenvolvem a maior porcentagem de cistos viáveis. O homem é um hospedeiro acidental, e se infecta ao ingerir os ovos em vegetais ou na água contaminada. Ele pode se infectar também pelo contato estreito com o cão portador.
A hidatidose ocorre no estágio larval ou cístico da