Economia
Aula 1 – Organização e funcionamento dos mercados
- Conceitos essenciais para a análise microeconômica: oferta, demanda, equilíbrio de mercado e elasticidade.
- Lei da Demanda: A relação entre a quantidade procurada (demanda) e o preço do bem é inversamente proporcional – quanto maior for o preço do bem, menor será a quantidade procurada desse bem pelos consumidores e vice-versa.
- Ceteris Paribus: Significa “permanecendo constantes todas as demais variáveis”. Essa condição ocorre muito raramente na vida real.
- Exemplo de Ceteris Paribus: uma fábrica de etiquetas recebe um pedido de 500 mil etiquetas para serem produzidos em duas semanas, e define como meta a produção de 50 mil unidades por dia, considerando cinco dias úteis por semana em três turnos. Eles adotaram o procedimento Ceteris Paribus, ou seja, não levaram em conta a possibilidade de ocorrerem problemas nas máquinas ou falhas humanas.
- A quantidade demandada da mercadoria, assim como sua quantidade ofertada, depende de uma serie de fatores, e o mais importante é o preço. Quando o preço de uma mercadoria aumenta, mantidos constantes todos os outros fatores (Ceteris Paribus), sua quantidade demandada diminui, uma vez que o preço mais alto constitui um estimulo para que os compradores dessa mercadoria a consumam menos.
- A quantidade demandada de uma mercadoria depende também, além do próprio preço, do preço de outros bens, da renda do consumidor e das suas preferências.
- Oferta: quantidade de um bem ou serviço que os produtores desejam vender por unidade de tempo. A quantidade ofertada aumenta quando o preço de mercado aumenta, mantidos constantes os demais fatores que afetam a quantidade ofertada.
- Principais determinantes da oferta de um bem: preço do bem; preço dos fatores de produção (insumos); tecnologia; e preço dos demais bens.
- Análises que podem ser feitas utilizando a condição Ceteris Paribus:
• Relação entre oferta de um bem (x) e o preço