Hialoplasma
O hialoplasma é um coloide, que preenche a maior parte do citoplasma. Pode assumir um estado de sol (fluido, como liquido), ou um estado de gel (viscoso, como gelatina). Nas regiões periféricas da célula, o hialoplasma costuma ter a consistência de gel, e é denominado ectoplasma. A parte mais interna do citoplasma é uma solução bastante fluida, e é chamada de endoplasma.
É composto principalmente por água (80%), mas também contem íons, sais e moléculas grandes, como proteínas, carboidratos e o RNA.
No hialoplasma encontramos proteínas associadas à sustentação celular – o citoesqueleto. Há três tipos de filamentos que compõem o citoesqueleto: filamentos intermediários, microfilamentos e microtúbulos.
Os filamentos intermediários possuem composição proteica variada. Os microfilamentos são constituídos de uma proteína contrátil, a actina. Os microtúbulos também são proteicos, constituídos de uma proteína chamada tubulina, estes, estão ligados a vários fenômenos celulares que envolvem movimento. Desta forma destacam-se como funções do citoesqueleto a ciclose (movimento de organelas citoplasmáticas), o movimento de pseudópodes, a migração dos cromossomos durante a divisão celular e o batimento de cílios e flagelos. Hoje se sabe que o espaço situado entre a membrana plasmática e o núcleo é bem diferente do que imaginaram aqueles citologistas pioneiros. Além da parte fluida, o citoplasma contém bolsas e canais membranosos e organelas ou orgânulos citoplasmáticos, que desempenham funções específicas no metabolismo da célula eucarionte. O fluido citoplasmático é constituído principalmente por água, proteínas, sais minerais e açucares. No citosol ocorre a maioria das reações químicas vitais, entre elas a fabricação das moléculas que irão constituir as estruturas celulares. É também no citosol que muitas substâncias de reserva das células animais, como as gorduras e o glicogênio, ficam armazenada Na periferia do citoplasma, o citosol é