Trabalho De Morfo
Os primeiros citologistas acreditavam que o interior da célula viva era preenchido por um fluído homogêneo e viscoso, no qual estava mergulhado o núcleo. Esse fluido recebeu o nome de citoplasma (do grego kytos, célula, e plasma, aquilo que dá forma, que modela).
Massa líquida que contém diversas substâncias, canais, bolsas e as organelas citoplasmáticas.
Citoplasma das células procarióticas:
Formado por citosol, moléculas de DNA e milhares de ribossomos. Ex: Bactérias e cianobactérias
Citoplasma das células eucarióticas:
Formado por citosol, organelas celulares e citoesqueleto. Ex: Animais, vegetais, protozoários, fungos, algas Composição do citoplasma:
Citosol - Material gelatinoso, composta por íons e macromoléculas solúveis como enzimas, carboidratos, sais, proteínas e uma grande proporção de RNA.
Citoesqueleto - O citoesqueleto é uma estrutura celular, espécie de rede, composta por um conjunto de três tipos diferentes de filamentos proteicos. São eles: microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos. O citoesqueleto é formado basicamente por duas proteínas: actina e tubulina.
Organelas celulares – estruturas celulares que desempenham funções específicas no metabolismo da célula eucarionte.
Funções do citoplasma:
Os movimentos celulares: movimento de ciclose, o movimento ameboide, o movimento ciliar e o movimento flagelar.
A síntese, o armazenamento e o transporte de macromoléculas.
O metabolismo energético das células.
Hialoplasma:
O Citoplasma é composto pelo hialoplasma, uma matéria coloidal (viscosa). E onde encontramos as organelas celulares (componentes de uma célula animal).
No hialoplasma ocorre a maioria das reações químicas vitais, entre elas a fabricação das moléculas que irão constituir as estruturas celulares. É também no hialoplasma que muitas substâncias de reserva das células animais, como as gorduras e o glicogênio, ficam armazenadas.
A existência, no hialoplasma, das numerosas macromoléculas confere ao hialoplasma